quinta-feira, 7 de julho de 2016

Criando uma pintura de uma foto/imagem com o GIMP

Vamos a uma nova e rápida dica de manipulação de imagens com o GIMP (GNU Image Manipulation Program). Então primeiro vamos preparar o mesmo para executar essa dica, no terminal ou centrais de aplicativos de sua distribuição GNU/Linux instale os seguintes pacotes:

gimp-texturize gimp-plugin-registry gimp-gluas

Ou pelo terminal (mais prático ainda) comande:

sudo apt install gimp-texturize gimp-plugin-registry gimp-gluas

Enter + sua senha, feito isso eu apenas lhe ajudei a dar uma incrementada no seu GIMP, agora vamos a obra.

- Abra o GIMP e tecle Ctrl + O escolha uma imagem dê preferência a imagens de paisagens ou fotos de relva. Usei essa como exemplo:
OBS: Essa imagem tem dimensões de 2560x1440 eu tive que redimensionar aqui por causa da resolução suportada pelo monitor que estou usando (1024x768)



Com a imagem aberta no GIMP vá a janela de encaixe a direita, clique em cima da camada da imagem e duplique a mesma, como mostro abaixo
Agora vamos fazer a mágica, na barra de ferramentas procure por: Filtros > G'MIC, na janela que se abrir do plugin vamos procurar por Artistic e selecionar o plugin Paintining, nos controles a direita você vai deixar com os valores abaixo:

- Abstract = 1
- Details Scale = 2,50
- Color - 2.00
-Smoothmess = 1.50

Clique em "Aplicar ou Ok" e aguarde o processo terminar. No GIMP na janela de encaixe a direita novamente vá em Modo e escolha "Esconder".
Volte a duplicar a camada "original" e mover a mesma para cima de todas, para isso basta clicar com o esquerdo e arrastar, como mostra a imagem abaixo:


Agora vamos abrir novamente o plugin G'MIC (Filtros > G'MIC) e nele vamos para Black & White e escolher o plugin Sketch e a direita nos controles do plugin você vai alterar apenas em:

- Smoothness = 0.30

Clique em "OK" espere o processo terminar, na janela de encaixe a direita do GIMP em camadas altere novamente o Modo para "Sobrepor". Pronto sua imagem fica como se fosse uma pintura feita a mão e com pincéis.

Imagem final fica mais ou menos assim:

Porém vou dar uma outra dica, eu estava sem uma imagem boa para escrever e já tinha começado com a dos pinguins continuei, mas dê preferência a imagens com tons mais escuros, por exemplo:
Fonte da imagem: Os Mais+

Espero que essa dica possa despertar em você um artista, não que eu seja um :)

Até a próxima e obrigado pela visita!

Nenhum comentário:

Postar um comentário