quarta-feira, 11 de maio de 2016

Entendendo atualizações e possíveis erros no ubuntu

Como de se esperar cresceu o numero de usuários na plataforma Linux, com isso perguntas de rotina cresceram também. Já que a gama de possibilidades nas distribuições GNU/Linux são enormes e no ubuntu ainda mais devido seus PPAs (launchpad) as vezes o usuário precisa de um PPA mas esse não é compatível com a versão, não esta mais tendo suporte, etc.
Além do próprio repositório oficial as vezes estar congestionado, assim aparecendo erros, então vamos entender o básico aqui de como as atualizações funcionam e se possíveis erros aparecerem, tentar corrigi-los de forma prática.

No ubuntu tem o seu gerenciador de atualização em modo gráfico que aqui apresento o do Kubuntu:
Ele fará sim todo o trabalho duro buscando novas atualizações, que entre elas há correções em softwares e o próprio kernel Linux, porém ele nada mais é do que um frontend do terminal. Algumas vezes como eu disse mais acima os servidores podem estar congestionado assim tornando lenta ou mesmo inacessíveis, dessa forma aparecerão erros durante a atualização.

Para isso no mesmo gerenciador de atualizações, vamos clicar em "Mais..." e buscar em "Avançado > Configure Software Sources", ou simplesmente Canais de Software:
Onde você pode escolher entre "Servidor - Brasil/Servidor Principal".

Agora vou tentar mostrar exemplos de possíveis erros, onde um dos mais comuns vistos nos fóruns são estes:

W: Falhou ao buscar http://extras.ubuntu.com/ubuntu/dists/vivid/main/source/Sources  404  Not Found [IP: 91.189.92.152 80]

W: Falhou ao buscar http://extras.ubuntu.com/ubuntu/dists/vivid/main/binary-amd64/Packages  404  Not Found [IP: 91.189.92.152 80]

W: Falhou ao buscar http://extras.ubuntu.com/ubuntu/dists/vivid/main/binary-i386/Packages  404  Not Found [IP: 91.189.92.152 80]
Neste ai, que mostra o erro 404 é o mais fácil de analisar, já que ou é falta de conexão com a internet, ou o endereço esta incorreto, nos dando duas opções para tentar resolver, verificar a conexão, ou o endereço (link) apontado no erro.

Se não for a conexão com a internet o problema vamos a "sources.list" ver se há algo errado:

No Gnome:
Alt+F2

Digite na caixa que se abrir:
gksu gedit /etc/apt/sources.list

No KDE:
Alt+F2

 Digite na caixa que se abrir:
kdesudo kate /etc/apt/sources.list

Neste editor que se abrir você poderá remover, ou comentar "#" a linha que está dando problema, mas lembre-se sempre que alterar qualquer coisa na sources.list terá que recarregar o índice, com:
sudo apt update
Espere terminar e repare se volta a aparecer erros, se não, ok!

A outra causa recorrente na presença de erros na atualização é quando o usuário não verifica antecipadamente a procedência na inserção de repositórios de terceiros (PPA's) por exemplo: um ppa foi abandonado por seu mantenedor, um ppa que não é compatível com a versão usada:
W: Falhou ao buscar http://ppa.launchpad.net/nuvola-player-builders/stable/ubuntu/dists/vivid/main/binary-amd64/Packages  404  Not Found
Para os PPA's podemos abrir o gerenciador de arquivos, conforme usado pelo seu ambiente gráfico, por exemplo no KDE é o Dolphin, (no unity não sei qual é usado)*, thunar, nemo, nautilus, etc.

Para um exemplo no KDE vamos abrir assim:

Alt+F2
Na caixa que se abrir:
kdesudo dolphin /etc/apt/sources.list.d


Lá é só apagar o list do PPA problemático e novamente recarregar os índices de repositórios "apt update".

Então pessoal, basicamente esses são os problemas que mais aparecem em erros de atualização, podendo ter um ou outro por menor, mas sempre é olhando e analisando o erro e ir em um desses pontos para corrigi-los.

Até a próxima