quinta-feira, 21 de abril de 2016

OpenShot - Editor de vídeos | Para iniciantes

Antes de mais nada há sim muito material sobre o OpenShot - Video Editor na web, mas aqui vou tentar simplificar uma forma completa de instalação desse poderoso editor de vídeos open source.

Para começar vamos instalar o OpenShot, quem prefere usar centrais de programas ou o "Synaptic" basta abrir a central de aplicativos ou o synaptic e na caixa de pesquisa dos mesmos e digitar openshot e os mesmos irão mostrar o app, bastando então clicar e mandar instalar

Da mesma forma você marca também para instalação o aplicativo Blender que trabalhará em conjunto com o OpenShot em algumas tarefas, como em "Títulos Animados"

Instalação via terminal:

sudo apt update ; sudo apt install openshot blender

Tudo pronto depois da instalação! Não ainda não, justamente por um arquivo de configuração estar errado no OpenShot, bug relatado no Launchpad e parece até hoje não corrigido na família Ubuntu, agora vamos resolver isso.

Abra seu gerenciador de arquivos em modo root da sua distribuição, conforme o ambiente gráfico que você use:

EX:
gksu thunar

Digite sua senha e no gerenciador navegue até a pasta:

/usr/share/pyshared/openshot/blender/scripts/

Dentro dessa pasta apague o script dissolve.py, agora baixe esse aqui >>---> Download by Mega: dissolve.py

Use a seguinte chave:
!C9-etABaU_JmnFFz7vEdjfWXuwgfNnZsqmSSx7qBI6w

Depois do download completado volte a pasta mencionada acima e cole esse novo arquivo lá, pronto agora seu OpenShot está pronto para uso sem nenhum problema.

Ressalva que essas renderizações costumam demorar um pouco dependendo da máquina a ser usada, aqui demora em torno de uns 3 a 5 minutos num i5 com 4GB de RAM.

Até a próxima...
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário